Foi proposto um
Quadro para realização de um “exercício de aprendizagem” de
cunho também avaliativo as alunas do PEAD2UFRGS do VIII Eixo.
O exercício
consistia em construir um “Quadro” (individualmente) aonde
deveriam descrever uma “Atividade” aplicada no Estágio com seus
alunos e fornecer alguns outros dados como descrevo a seguir:
Então, era preciso
indicar:
1. “Área de
conhecimento e/ou aprendizagem”
2. “Etapa/ Ano que
pode ser utilizado”
3. “Área do
Currículo ano/série”
4. “Descrição da
atividade que pode ser proposta no seu planejamento”
5. “Interdisciplina
revisitada”
6. “Materiais/textos
da interdisciplinas”
7. “Autores e
conceitos de referência”
Contudo, para o
Enunciado, no Moodle, o grupo de professores colocou o início da
Tabela como exemplo a ser seguido. Utilizando esse início de tabela
as alunas poderiam inserir linhas e realizar a atividade que envolve
análise da situação que estão vivenciando, criatividade na
elaboração da proposta de atividade e revisitação das
Interdisciplinas do Curso para identificação dos Conceitos e
Referenciais que embasam a escolha pela proposição aos alunos.
Mas, na Linha 1, da
proposta haviam as 7 colunas nomeando os 7 itens. E na linha 2,
abaixo de cada item colocado havia a palavra “Texto”.
Vou contar como, no
mínimo 7 alunas interpretaram:
Todas se referiram
ao quadro como se fosse necessário escrever 7 textos.
Apavoradas, não
sabiam nem por onde começar.
Atucanadas e
resistentes à atividade precisaram da minha intervenção como
tutora.
Suspeitei da
hipótese das alunas a resolução do quadro.
Perguntei
individualmente a todas como tinham compreendido a atividade.
Uma me respondeu que
não saberia como escrever um texto sobre Área do Conhecimento.
Outra me respondeu
que era muita coisa.
No diálogo fui
percebendo o que tinham realmente compreendido e o sofrimento de cada
uma assoberbadas de tarefas demandadas pelo estágio.
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